O absenteísmo é um problema sério no local de trabalho e pode ter consequências tanto para seus funcionários quanto para sua organização.A origem do absenteísmo remonta ao início da revolução Industrial, com os primeiros registros de ausência ao trabalho.Neste post, vamos explorar algumas das melhores práticas para medir e controlar o absenteísmo, e vamos explicar o que é o absenteísmo e como calculá-lo e reduzi-lo no seu negócio.
O Que Significa Absenteísmo?
Absenteísmo é uma palavra com significado proposto na descrição de um certo padrão de ausências sobre determinado processo de compromisso ou dever.Mesmo você, estudante, que momentaneamente se afaste de seus compromissos escolares ou acadêmico, ou até mesmo um compromisso com grupo religioso ou político, estabelecendo frequente e sucessivas ausências, será caracterizado como ato falho ou absenteísmo.Absenteísmo é o número de dias que um funcionário falta ao trabalho devido a doença, férias ou outros motivos legítimos. Pode ser um problema sério para sua organização, pois pode levar à diminuição da produtividade e do moral e ao aumento da rotatividade.
Quais São Os Tipos De Absenteísmo?
Há uma série de razões pelas quais os funcionários podem estar ausentes do trabalho. Algumas das causas mais comuns de absenteísmo incluem:
problemas pessoais;
problemas conjugais ou problemas de criação dos filhos;
problemas relacionados ao trabalho, como condições de trabalho inseguras ou discriminação ,e;
problemas de saúde, como síndrome da fadiga crônica ou transtornos de ansiedade.
Problemas Pessoais
A lista poderia ser bem grande, mas podemos citar entre eles: morte de parentes, separações/divórcio, perda de bens que podem desencadear um processo de crise.Nesse momento a empresa precisa demostrar empatia e se aproximar mais ainda do colaborador, na tentativa de solidificar essa relação de lealdade e compromisso.
Problemas Conjugais Ou Com Criação Dos Filhos
Especificamente neste período da vida, o colaborador pode apresentar dificuldades de conciliar esses compromissos. O nível de responsabilidade, que não se questiona, exige discernimento e medidas assertivas, de modo a não impactar sobre a rotina estabelecida.Vira e mexe, aparece algum problema com os filhos que podem prejudicar o cumprimento de horários, gerando atrasos e na pior das hipóteses a ausência mesmo no trabalho. A empresa precisa de certa forma achar uma maneira de amparar o colaborador, e de encontrar uma maneira rápida e resolutiva para a questão. O colaborador precisa ter a percepção de que a empresa entende que o vínculo parental é único e tão importante quanto os compromissos firmados profissionalmente.
Condição De Trabalho Inseguro Ou Discriminação
Ambientes de trabalho inseguro e que represente risco para os colaboradores, podem estimular os índices de absenteísmo. As campeãs com certeza são as fábricas, pois muitas delas trabalham com manipulação de produtos tóxicos, derivados ou não, com algum grau de possibilidade de contaminação.Não obstante a essa retórica, temos ainda os ambientes que além de serem competitivos, são propensos a casos de discriminação. Pequenos conflitos de relacionamento entre colaboradores podem provocar estados emocionais negativos, o que pode evoluir para ofensas verbais e até mesmo físicas. Daí surgem também o que chamamos de assédio moral.
Problemas De Saúde
Podemos chamar neste caso de “doenças ocupacionais”, que podem surgir no desempenho das funções ou jornadas de trabalho, devido às condições de trabalho não serem adequadas. Podendo ser dar pelo volume de tarefas ou pelo excesso de energia empregada nela.Outra situação, seria a de ambiente não adequado para desenvolvimento das atividades, gerando desconforto postural e/ou vícios de postura, e que por conseguinte afastamento pelo aparecimento de L.E.R ou D.O.R.T. relacionada.Também podem aparecer alergias na pele, alterações na visão, alterações na audição, fatores psicossociais como depressão e síndrome do pânico podem surgir de forma agressiva.
Como Você Pode Medir O Absenteísmo No Local De Trabalho?
Existem algumas maneiras de medir o absenteísmo em seu local de trabalho. Uma abordagem é usar um sistema de rastreamento para rastrear o número de ausências que cada funcionário faz a cada mês.Você também pode usar registros de presença para monitorar a frequência com que os funcionários estão ausentes. Outra maneira de medir o absenteísmo é observar as taxas de rotatividade de funcionários.Se você achar que uma alta porcentagem de seus funcionários está se demitindo em um curto período de tempo, pode ser um indicativo de um problema de absenteísmo em seu local de trabalho.Seria interessante realizar o cálculo desse indicador de forma que possamos acompanhar de forma pontual.Vamos utilizar um cenário hipotético para exemplificar a situação. Suponhamos que você tem um time de 20 colaboradores trabalhando 8 horas por dia, 20 dias no mês, totalizando 3.200 horas/mês. E como consequência de atrasos, faltas e saídas antecipadas, temos um total de 62 horas de déficit. Utilizando a fórmula, teríamos:Para dados de tabulação, você poderia aceitar esse índice entre 3 e 4% de forma mensal, entretanto cada caso requer uma análise, e você pode estabelecer parâmetros de corte e de melhorias para o setor. Uma política de reversão pode ser implantada e trabalhada neste sentido.
Quais São As Consequências Do Absenteísmo No Local De Trabalho?
O absenteísmo pode ter várias consequências para seus funcionários e sua organização. Para os funcionários, o absenteísmo pode levar à diminuição da produtividade e satisfação no trabalho. Para a organização, o absenteísmo pode levar ao:
aumento das taxas de rotatividade;
diminuição do moral e;
aumento dos custos.
Baixa Produtividade
As consequências do absentismo dependem do tipo de ausência e do tempo de ausência do trabalhador. Se um funcionário faltar apenas um dia de trabalho, sua produtividade pode diminuir em cerca de 10%. Se um funcionário faltar vários dias consecutivos, sua produtividade pode diminuir consideravelmente mais de 10%. Em casos extremos, faltar até várias semanas de trabalho pode levar à perda de segurança no emprego ou até mesmo à demissão da empresa.
Falta De Motivação
Com certeza, um colaborador desmotivado pode elevar o absenteísmo dentro da empresa. Justificativas fracas para atraso e ausências podem se tornar frequentes. Por isso, mantenha um bom e sensível canal de comunicação com todos os colaboradores. A leitura de clima organizacional pode ser uma ótima estratégia para antecipar, acompanhar e resolver cenários negativos.
Sobrecarga Para O Time
A ausência de um colaborador pode desencadear um aumento de responsabilidades para o time como um todo. Alguém terá que suprir essa ausência ou a realização das tarefas.Isso pode sobrecarregar e criar um clima de animosidade entre os integrantes do time. A relação inclusive pode ser afetada.
Como Reduzir O Absenteísmo No Meu Local De Trabalho?
Existem alguns passos importantes que você pode tomar para reduzir o absenteísmo em seu local de trabalho:1) criar políticas de frequência claras e aplicáveis 2) desenvolver sistemas para rastrear ausências e emitir avisos3) fornecer treinamento adequado sobre como lidar com ausências4) criar um ambiente de apoio para funcionários que faltam ao trabalho5) desenvolver sistemas de comunicação com os funcionários sobre suas ausências6) manter registros precisos de todas as ausênciasA melhor maneira de reduzir o Absenteísmo em seu local de trabalho é trabalhar em conjunto com seus funcionários para desenvolver estratégias sensatas que ajudarão todos a ter sucesso.
Conclusão
O absenteísmo é um problema no local de trabalho e é importante tomar medidas para medi-lo e controlá-lo. Usando uma variedade de métodos, você pode ajudar a minimizar os efeitos do absenteísmo em seus funcionários e sua organização.